Entenda como acontecem as cerimônias religiosas

27 de outubro de 2015

O dia do casamento é um momento esperado por muitas pessoas e é quase sempre a realização de um sonho. Independentemente de qual religião sigam, muitos noivos não abrem mão da cerimônia religiosa, considerando-a o verdadeiro símbolo da união do casal.

 

Como é um casamento católico

 

Para os adeptos do catolicismo, a cerimônia religiosa deve ocorrer na igreja e ser celebrada obrigatoriamente por um padre. Será preciso procurar com bastante antecedência o pároco da igreja em que pretendem se casar, para reservar a data do casamento.

Muitas vezes é necessário realizar o curso de noivos, oferecido pela própria igreja, onde serão discutidos diversos assuntos relacionados ao casamento, envolvendo a responsabilidade de assumirem um compromisso diante de Deus. Após a conclusão do curso, os noivos estarão preparados para o matrimônio.

 

Tradições católicas

 

– No dia da cerimônia, a noiva deve entrar na igreja acompanhada pelo pai ou por algum homem da família, em casos em que a presença paterna não pode ocorrer. – Quando a noiva é entregue ao noivo, o padre dá início à cerimônia de vínculo matrimonial. Em alguns casamentos, há celebração de missa.

– Ao término da celebração, ocorre o cortejo religioso de saída, onde os noivos irão sair da igreja acompanhados das damas, pajens, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos e madrinhas.

– Outra tradição é a valsa do casamento. Após o jantar, os noivos caminham até o centro do salão e dançam uma valsa sozinhos. Em seguida, dançam com os pais e os padrinhos, alternando os pares. Após a valsa, podem cumprimentar os convidados, agradecendo-os pela presença.

– A hora de jogar o buquê é um dos momentos mais tradicionais do casamento. Ele representa a despedida da noiva da vida de solteira e deve ser feito alguns minutos antes dos noivos irem embora (no casamento mais tradicional, os noivos não ficam até o fim da festa). Algumas noivas preferem presentear uma amiga solteira, em vez de lançá-lo à sorte.

 

Como é um casamento evangélico

 

Os noivos comprometidos com a religião evangélica podem escolher entre casar dentro da igreja que frequentam ou em outro local, com a presença do pastor.

A noiva poderá se vestir com vestido branco tradicional ou escolher algum conjunto formal, simples e sofisticado. A igreja evangélica deixa o traje à critério da noiva, impedindo apenas vestidos demasiadamente decotados ou curtos.

Embora a cerimônia de casamento seja algo comum entre os evangélicos, a união matrimonial não é considerada um sacramento dentro da religião, sendo uma escolha pessoal, isenta de obrigação religiosa.

 

Tradições evangélicas

 

– A celebração ocorre com o pastor escolhido pelos noivos, que irá proferir algumas palavras e orações, falando principalmente do amor, da importância da família e da presença de Deus em todos os aspectos da vida do casal.

– Nos casamentos evangélicos, é comum a presença de um padrinho e uma madrinha. A madrinha fica responsável por segurar os buquê da noiva enquanto o padrinho entrega as alianças para o noivo. Embora, seja essa a tradição, alguns casais optam por mais madrinhas e padrinhos para participar da cerimônia.

– Outro ponto importante do casamento evangélico, são as músicas tocadas durante a cerimônia. Os noivos têm total liberdade para escolher quais canções desejam colocar no casamento, podendo escolher entre hinos, coral ao vivo ou músicas de cantores evangélicos.

– Após a troca de alianças e a benção final, os noivos poderão oferecer uma recepção aos convidados, com buffet e bebidas. Novas músicas podem ser escolhidas para este momento que deve ser alegre e descontraído, onde o casal irá cumprimentar os amigos e a família.

– A recepção pode ser feita em um salão, na casa dos noivos, em um restaurante ou em um buffet. É costume das noivas evangélicas lançarem o buquê para as amigas solteiras em algum momento da festa, comumente às vésperas do final.

– Vale lembrar que, após o casamento evangélico, não haverá nenhum contrato ou certidão fornecidos pela igreja, sendo que, para efeitos civis é necessário realizar a união no cartório diante de um juiz de paz.


Compartilhe agora mesmo ...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page

0 Comentário sobre este artigo

Adicionar Comentários

  • FULL EFFECT

    FULL EFFECT

    R. São Paulo, 264 - Boa Vista, Limeira - SP
  • Sergio’s Turismo

    Sergio’s Turismo

    Rua Sete de Setembro, 1150 - Centro Limeira - SP - 13480-151
  • CVC CENTRO

    CVC CENTRO

    Rua Santa Cruz, 902 - Centro Limeira - SP - 13480-041
  • CHÁCARA JACIRA NOIVAS

    CHÁCARA JACIRA NOIVAS

    Jardim Roseira - Limeira/SP
  • Atlântico Motel

    Atlântico Motel

    Rod. Anhanguera, s/n - Loiolas, Limeira - SP, 13486-338